Terroristas arrependidos de Boko Haram reabilitados na Nigéria
Abuja, Nigéria (PANA) – Cerca de 290 antigos terroristas arrependidos de Boko Haram foram admitidos pelo Exército no quadro dem programa de reabilitação, anunciou domingo o Quartel-General do Exército Nigeriano.
Este programa depende da operação Safe Corridor (Corridor seguro), gerido pelo quartel-general dos três serviços situados no Estado de Gombe, no nordeste da Nigéria, de acordo com a fonte.
O porta-voz do Exército nigeriano, o coronel Onyema Nwachukwu, confirmou domingo que outros terroristas arrependidos participarão brevemente no programa de reabilitação.
Trata-se duma operação humanitária que envolve várias agências com o fito de apaziguar, reabilitar e reintegrar os terroristas no seio da sociedade, de acordo com o coronel Nwachukwu.
Sublinhou que, no quadro desta operação, o Quartel-General do Exército entregou 151 membros de Boko Haram reabilitados ao Governo do Estado de Borno, no nordeste do país, em julho último, para os reintegrar na sociedade.
Segundo ele, o programa, que arrancou em setembro de 2015, tem por objetivo "encorajar os terroristas voluntários e arrependidos de Boko Haram a renderem-se”.
O porta-voz do Exército indicou que, dos 287 antigos combatentes de Boko Haram, 268, incluindo dois Tchadianos, foram transferidos para a sua região com vista a serem reenquadrados no fim do programa.
Revelou que, entre setembro e outubro de 2019, o Quartel-General do Exército recebeu delegações dos Camarões e do Tchad que lá foram para se inquirirem sobre o programa.
-0- PANA MON/MA/AKA/TBM/MAR/DD 3nov2019