Terrorista raptor detido na Argélia
Bamako, Mali (PANA) - Um terrorista acaba de ser detido no território argelino, relatou o diário nacional maliano "l'Essor".
Trata-se de Mustapha Derrar, um dos terroristas solto a troco da libertação de quatro reféns detidos por grupos jihadistas no norte do Mali, informou o L'Essor, citando uma declaração do Ministério argelino da Defesa, emitida quarta-feira.
Entre os reféns figuravam um político maliano, Soumaila Cissé, uma francesa, Sophie Petronin, e dois italianos, segundo a fonte.
"Os serviços de segurança do Ministério da Defesa Nacional capturaram, quarta-feira, 27 de outubro de 2020, em Tlemcen, na 2.ª Região Militar do país, um terrorista chamado Mustapha Derrar", diz a declaração.
Segundo o ministro argelino da Defesa, Mustapha Derrar tinha-se juntado a grupos terroristas em 2012.
Ele foi liberto no início de outubro corrente, no Mali, com mais de 200 outros terroristas a troco da soltura dos reféns supracitados no norte do Mali pelos seus raptores, segundo o governante.
Soumaila cissé foi raptado a 25 de março de 2020, perto de Niafunké, na região de Tombouctou (nordeste), quando fazia campanha para eleições legislativas.
Sophie Petronin foi raptada em 2016 em Gao (norte), onde cuidava de crianças desnutridas, segundo a mesma fonte.
-0- PANA GT/JSG/DIM/DD 29outubro2020