Túnis, Tunísia (PANA) – Um suposto terrorista morreu e um outro ficou detido durante uma operação preventiva realizada nas maciças montanhas da região de Kasserine, no centro-este do país, anunciou domingo o porta-voz do ministério tunisino da Defesa, Mohamed Zaki.
A operação preventiva foi lançada por unidades conjuntas do Exército e da Gendarmaria tunisinas nestas montanhas, onde grupos armados se refugiaram-se desde 2012, de acordo com o porta-voz.
A partir destas maciças montanhas, fronteiriças da Argélia, os terroristas lanças muitas vezes ofensivas contra forças de segurança ou civis, acrescentou.
Os grupos armados filiados no movimento terrorista Al Qaida e no Daech (Estado Islâmico), são ativos nas maciças montanhas e nas florestas situadas na fronteira entre a Tunísia e a Argélia, nas províncias tunisinas de Jandouba, de Kef e de Kasserine.
Apesar da sua queda, depois de terem sofrido baixas infligidas pelas forças de segurança e pela morte da maioria dos chefes, ainda paíram na região ameaças terroristas.
Cerca de 110 elementos terroristas foram eliminados entre 2011 e 2019, numa guerra permanente, levada a cabo pelo Exército contra grupos armados.
No total, mil e 508 operações militares tiveram lugar, entre janeiro de 2018 e maio de 2019, contra estes grupos e nelas participaram mais de 61 mil soldados.
-0- PANA YY/IN/TBM/MAR/DD 20out2019