Agência Panafricana de Notícias

Terra treme no sul de Angola

Luanda, Angola (PANA) -  A terra tremeu, segunda-feira, nas províncias angolanas de Huila (sul) e de Cunene (extremo sul), sem, no entanto, causar dados humanos nem materiais, noticiou a Rádio Nacional de Angola (RNA).

Em  Cunene, foi um sismo de magnitude 4.6 na escala de richter, classe moderada, de acordo com o Instituto Nacional de Metereologia e Geofísica (INAMET).

O abalo registou-se às 16 horas e 24 minutos, tendo o seu epicentro sido detetado a aproximadamente 143 quilómetros a oeste da cidade de Ondjiva, a capital de Cunene.

Comentando o sucedido na Rádio Nacional de Angola, um professor identificado como Henriques Mário, que estava a dar aulas quando o mesmo aconteceu, disse que  “foi muito rápido."

" Foram só alguns milésimos, mas foi um tremor notável. Conseguia-se mesmo notar. Os móveis mexeram. Aquilo espantou-nos mesmo. Não houve danos. Mas ficou aquele espanto”, exclamou-se.

Quanto a Huíla, também foi sentido o tremor por volta das 16 horas, tendo o seu epicentro sido localizado em Chibemba, no município dos Gambos, segundo a fonte.

Aqui, o tremor, cuja magnitude ainda é desconhecida, durou aproximadamente 30 segundos. 

Apesar de não ter criado danos humanos nem materiais notáveis, os populares da região mostraram-se bastante preocupados, por já terem vivenciado o fenómeno no local.

“O tremor de terra ocorreu de repente, fazendo barulho, como se fosse um camião. Mas não demorou tanto e desapareceu. Viu-se a terra a mexer. Alguns objetos entraram em contacto, mas, felizmente, não houve danos”, contou à Rádio Nacional de Angola um cidadão identificado como António de Brito, que testemunhou o facto. 

-0- PANA JA/DD 29out2024