Agência Panafricana de Notícias

Tentativas de última hora para acordo sobre escolha do primeiro-ministro na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – A sede da União dos Sindicatos dos Trabalhadores do Magrebe Árabe em Túnis regista intensas atividades políticas marcadas por negociações entre a autoridade encarregue de velar pelo diálogo nacional tunisino e os responsáveis ou representantes dos sete partidos políticos para encontrar um acordo sobre a escolha do primeiro-ministro após a recusa de Mustapha al-Filani de ocupar o posto de chefe do Governo.

O secretário-geral da coligação democrática, Mohamed al-Hamadi, declarou que estas negociações se inscrevem no quadro das últimas tentativas de saída da situação atual antes do fim do ultimato fixado para sábado.

Informações davam conta, na sequência da sessão de negociações da noite passada, de um acordo entre as partes políticas sobre a escolha da pessoa de Mustapha al-Filani (92 anos de idade), mas este último teria rejeitado à oferta.

O coordenador da Tendência Popular, Zahir Hamdi, exprimiu a sua surpresa diante da recusa de Mustapha al-Filani de ocupar o posto de primeiro-ministro após o consenso sobre a sua pessoa, precisando que as negociações vão continuar em torno de outras personalidades para salvar as negociações.

-0- PANA AD/IN/AAS/FK/IZ 13dez2013