Tentativa de golpe de Estado frustrado no Sudão
Cartum, Sudão (PANA) – Um golpe de Estado foi frustrada, quarta-feira última, em Cartum e seus autores detidos, anunciou o Exército sudanês num comunicado oficial.
De acordo com a nota, oficiais superiores do Exército e de segurança, bem como alguns membros do partido do deposto Presidente Omar el-Bechir, Partido do Congresso Nacional, figuram entre os autores deste acometimento.
Também foram mencionados líderes do movimento islâmico e membros do ex-partido no poder.
"O principal responsável pelo golpe de Estado frustrado (quarta-feira última) é o general do Exército, Hashim Abdul Motalib Ahmed, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas”, lê-se no documento a que a Agência Sudanesa de Notícias (SUNA) teve acesso.
Os protagonistas desta tentativa de golpe de Estado foram detidos e estão a ser interrogados antes do seu julgamento, segundo o documento.
"O objetivo do golpe de Estado frustrado era fazer fracassar a gloriosa revolução popular, entregar a direção do Governo ao antigo Partido do Congresso Nacional e bloquear a via à solução política conducente à formação de um Governo civil com que sonha o povo sudanês”, indica o comunicado
"As vossas corajosas forças populares, as Forças de Apoio Rápido, as forças de Polícia e os Serviços Nacionais de Inteligência e Segurança continuarão unidos e reafirmarão o seu compromisso com a proteção da pátria e das suas conquistas, bem como os objetivos da revolução e a aspiração do povo sudanês a uma vida decente, segura e estável”, pode ler-se na nota militar.
-0- PANA MO/RA/MTA/TBM/SOC/FK/DD 25julho2019