Tentativa de emigração clandestina frustrada ao largo da costa de Sousse, na Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) - Sete emigrantes ilegais tunisinos, que tentavam ir à Itália, a bordo de uma piroga, foram intercetados segunda-feira última de manhã, a bordo de uma piroga, a 60 quilómetros ao largo da cidade tunisina de Sousse, anunciou uma forma próxima da Guarda Marinheira local.
Entre os emigrantes ilegais encontrava-se uma menina de 26 anos de idade, ao passo que o resto do grupo tem entre 25 e 30 anos de idade, todos naturais de Sousse, deu a conhecer a fonte.
Os membros do grupo foram entregues à equipa de orientação marítima para realizar um inquérito necessário sobre o caso.
As autoridades italianas resgataram, a 19 de abril último, uma embarcação que transportava 36 pessoas para a ilha italiana de Lampedusa, a partir da Tunísia, refere-se.
Dos 36 indivíduos, 13 são homens, 18 mulheres, entre as quais seis grávidas e cinco crianças, provenientes do Mali, do Burkina Faso, da Guiné Conakry e da Tunísia.
Desde o aparecimento do novo coronavírus (Covid-19) na Tunísia, no início de março último, as tentativas de migração clandestina diminuíram significativamente, em comparação com os meses de janeiro e fevereiro últimos, durante os quais 47 operações de migração clandestina foram frustradas.
O responsável pela comunicação do Fórum Tunisino dos Direitos Económicos e Sociais, Ramadan Ben Omar, afirmou que, durante o mês de março último, marcado pela ocorrência do vírus mortal (coronavírus), apenas quatro tentativas de emigração clandestina foram frustradas e que o número de migrantes registados atingiu 137, incluindo nove Tunisinos.
-0- PANA YY/IN/DIM/DD 27abril2020