Agência Panafricana de Notícias

Tensão sobe após novo ataque xenófobo na África do Sul

Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) - A tensão manteve-se elevada sexta-feira no subúrbio Doornkop de Soweto, na África do Sul, depois que um residente estrangeiro foi queimado no que parece ter sido um ataque xenófobo na véspera.

O porta-voz da Polícia, tenente Kay Makhubela, declarou que o incidente pareceu ser isolado mas a Polícia continua a supervisionar a situação.

O proprietário não identificado duma loja foi gravemente ferido depois da inflamação da parafina vertida sobre ele, estando agora internado no hospital Baragwanth.

Os habitantes afirmam terem advertido os estrangeiros para deixarem a zona antes do ataque. Nenhuma detenção foi operada.

Num incidente separado, quatro estrangeiros foram detidos na mesma zona depois que tiros foram disparados contra um grupo de homens que tentavam pilhar uma loja.

No mês passado, Soweto viveu uma onda de violência xenófoba, quando pelo menos 80 lojas, pertencentes a Somalís, Paquistaneses e Malawianos foram destruídas.

O incidente foi desencadeado pela morte a tiro dum adolescente local por um cidadão estrangeiro, enquanto um outro cidadão estrangeiro foi morto na sequência da propagação dos confrontos.

A Fundação Ahmes Katharada declarou que os incidentes em Soweto assemelham-se aos da violência xenófoba de 2008 que abalou numerosas regiões do país, fazendo pelo menos 68 mortos.

-0- PANA CU/VAO/MTA/BEH/MAR/IZ 27fev2015