Bruxelas, Bélgica (PANA) – O tenista suíço Roger Federer ofereceu 12 milhões de euros ao Malawi para a construção de 81 escolas, neste país da África Austral, noticiou esta quarta-feira a imprensa especializada suíça captada em Bruxelas.
Segundo o jornal suíço "Clarin", a doação concedida corresponde com aos prémios obtidos pelo tenista durante 19 participações nos torneios de ténis de Wimbledon que ele venceu por várias vezes.
O jornal indica que Roger Federer começou a preparar este projeto de construção de escolas, há 10 anos, e que a gestão dos fundos foi entregue ao Banco Crédito Suíço, em colaboração com a Organização não Governamental (ONG) Action Aid Malawi, visando escolarizar pelo menos 30 mil crianças.
De acordo com um relatório oficial, nos países pobres de África, 80 por cento das crianças não têm acesso à escola materna.
O objetivo da Fundação Roger Federer é ajudar os petizes a ter a melhor partida possível no percurso educativo, durante toda a sua vida, estabelecendo e desenvolvendo de forma duradoura os serviços da educação.
A Fundação Roger Federer pretende apoiar em África os programas que visam a melhoria da qualidade da educação pré-escolar e básica.
Roger Federer deslocou-se recentemente ao Malawi para se inteirar do estado do ensino escolar a nível da pequena infância, lembra o jornal Clarin.
-0- PANA AK/JSG/FK/IZ 6nov2019