Agência Panafricana de Notícias

Tempestade tropical afasta-se de Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A tempestade tropical formada a pouco mais de mil quilómetros de Cabo Verde ganhou força para se transformar em furacão, mas tende a afastar-se do arquipélago, indica o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Os pesquisadores do NHC alertam que o fenómeno climático, batizado de Katia, será um furacão entre quarta e quinta-feiras, uma vez que esta a tempestade tropical ganha força à medida que se move pelo mar do Oceano Atlântico, no sentido oeste-noroeste.

As primeiras projeções apontam que o furacão não deve atingir as Caraíbas, mas ainda é cedo para estimar se constitui uma nova ameaça para a costa leste dos Estados Unidos ou o Golfo do México.

O furacão Katia avança com rajadas de 75 km/hora, apontando os prognósticos que este fenómeno atmosférico, iniciado a cerca de 600 quilómetros das ilhas de Cabo Verde, manterá o mesmo rumo nas próximas 24 horas, estando já afastado 860 quilómetros do arquipélago.

Esta é a segunda tempestade a formar-se na região do globo onde se encontra o arquipélago de Cabo Verde.

O furacão Irene, o primeiro da temporada no Atlântico em 2011, atingiu a costa leste dos Estados Unidos, no passado final de semana, tendo deixado 40 mortos, muitas regiões alagadas e milhares de residências sem energia elétrica.

-0- PANA CS/IZ 31ago2011