Agência Panafricana de Notícias

Televisão privada encerrada por incitação à desobediência no Níger

Niamey- Níger (PANA) -- A rádiotelevisão privada "Dounia" foi encerrada segunda-feira à tarde pelo Conselho Superior da Comunicação (CSC) por ter divulgado o apelo da Frente para a Defesa da Democracia (FDD) instando o Exército a desobedecer às ordens do Presidente do Níger, Mamadou Tandja.
Numa carta, o CSC indica que "a radiotelevisão Dounia está fechada até nova ordem por ter incitado o Exército à desobediência".
No entanto, numa declaração publicada segunda-feira à noite, o Estado-Maior das Forças Armadas do Níger exprimiu a sua indeferença ao apelo da FDD, constituída por partidos da oposição, sindicatos e outras assosicações.
O Presidente Mamadou Tandja anunciou um referendo para 4 de Agosto próximo com o objectivo de modificar a Constituição do país, com vista a disputar um terceiro mandato à frente do país.
A oposição e as instituições consultivas do país contestam o projecto do chefe de Estado que, em represálias, dissolveu sucessivamente a Assembleia Nacional e o Tribunal Constitucional.