Agência Panafricana de Notícias

Telemóveis em Cabo Verde superam número de habitantes

Praia, Cabo Verde (PANA) - O número de assinantes do serviço de telefonia móvel (telemóvel) em Cabo Verde aumentou para mais de 613 mil em 2014, superando a população do arquipélago estimada em pouco mais de 500 mil habitantes, anunciou à PANA, quarta-feira, na cidade da Praia fonte da Agência Nacional das Comunicações (ANAC).

De acordo com indicadores estatísticos do mercado das comunicações eletrónicas de 2014 divulgados pela ANAC, o serviço de telefonía móvel registou no ano passado um crescimento de mais 18% em relação a 2013, alcançando uma taxa de penetração do serviço móvel de 118,13%.

“O parque de assinantes no mercado cabo-verdiano tem apresentado uma tendência crescente, estimulado pelas políticas tarifárias e pelas diversas ações promocionais por parte das operadoras e pela mobilidade que o serviço oferece, quer nos serviços de voz como de dados”, informou a ANAC.

Os dados divulgados pela ANAC revelam que o tráfego originado nas redes móveis totalizou, no ano de 2014, cerca de 658 milhões de minutos, registando um aumento de 22% em relação ao ano anterior.

O número de minutos de chamadas entre as redes móveis foi de 593 milhões, valor que demonstra um volume considerável de tráfego nas redes móveis, confirmando a preferência dos Cabo-verdianos por este serviço, informou a entidade responsável pela recolha, pela análise e pela divulgação de informação estatística do setor das comunicações eletrónicas e postais.

A ANAC revela que, em sentido contrário, o mercado de telefonia fixa no ano em análise apresenta uma tendência decrescente do número de assinantes, registando uma redução de mais de 19%, ou seja uma diminuição de 7.643 assinantes, em comparação com o período homologo.

A taxa de penetração do acesso ao serviço de Internet no ano de 2014 situou-se em 53,49%, apresentado um crescimento de 13,3% da mesma em comparação com o ano anterior, segundo a ANAC.

A agência sublinha que o serviço de Internet reflete o crescimento verificado nestes últimos dois anos, sobretudo com a introdução do 3G em 2012.

No entanto, o serviço de televisão por assinatura registou um crescimento no acesso ao serviço de 42% em relação a 2012, perfazendo um total de 16.158 assinantes no final de 2014.

A ANAC esclarece que nas últimas décadas o setor das telecomunicações em Cabo Verde tem vindo a assumir um papel determinante para o desenvolvimento económico, o crescimento da produtividade e a difusão tecnológica.

“Daí a importância da compilação desses dados que constituem indicadores que permitem conhecer o estado atual da infraestrutura de telecomunicações eletrónicas do país, nomeadamente a nível da telefonia fixa e móvel, internet e televisão por assinatura”, precisa a entidade reguladora.

-0- PANA CS/TON 10junho2015