Agência Panafricana de Notícias

Telefones móveis revolucionam comércio electrónico em África

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- A telefonia móvel "revolucionou o comércio via Internet no Senegal, no Quénia e na África do Sul e o impacto económico que este fenómeno teve sobre as populações rurais nestes três países".
Esta informação consta de um estudo sobre o valor económico do uso do telefone móvel em África, particularmente no sector bancário, e cujos resultados foram divulgados terça-feira pela Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA).
Segundo o estudo, a telefonia móvel integra comunidades rurais precedentemente marginalizadas no circuito económico destes três países, permitindo-lhes, entre outros, efectuar transacções bancárias pelo telefone.
O telefone móvel é um importante instrumento de comunicação para o desenvolvimento devido à sua capacidade de levantar facilmente os obstáculos de infraestruturas nas províncias rurais isoladas de África, de acordo com o mesmo documento.
Além disso, o desenvolvimento rápido das tecnologias e a sua facilidade de utilização associada a uma forte diminuição dos preços dos aparelhos fazem do telefone móvel um instrumento apropriado para reduzir o fosso digital, sublinha o estudo.
"O campo das aplicações para o desenvolvimento é largo e representa um instrumento ao alcance da maioria das pessoas; o seu impacto é enorme.
Globalmente, a comunicação sem fibra fornece uma plataforma que se precisava desde há muito tempo para facilitar a transferência dos dados digitais para vários países em desenvolvimento", segundo o estudo.
Ele acrescenta que se as conquistas da telefonia móvel nestes três países podessem ser reproduzidas em África, esta tecnologia poderia permitir um crescimento económico rápido e sustentável em todo o continente.