Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Tchadiano Ali Souleymane Dabye candidatou-se ao posto de secretário-geral do Conselho Africano e Malgaxe para o Ensino Superior (CAMES), sediado em Ouagadougou, soube-se nesta quarta-feira de fonte oficial.
Uma delegação tchadiana liderada pelo conselheiro para as Minas e Geologia da República do Tchad, Boukar Michel, apresentou terça-feira a candidatura ao Presidente burkinabe, tenente-coronel, Paul Henri Sandaogo Damiba, em Ouagadougou, de acordo com um comunicado.
"O Tchad quer apoiar a sua candidatura, para criar um laço entre a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO”, explicou o emissário tchadiano.
Ele reafirmou, além disso, o apoio do Tchad ao Burkina Faso neste contexto marcado pelo combate ao terrorismo.
"Isso representa uma mensagem verbal na sequência dos acontecimentos trágicos que o Burkina Faso atravessa”, declarou o conselheiro Boukar Michel, acrescentando que o Presidente tchadiano expressa a sua compaixão ao seu homólogo burkinabe e ao seu povo, pelos ataques de que o país tem sido vítima.
"É algo que entristece o Presidente Mahamat Idriss Déby pois o Tchad conhece muito este sofrimento e empenhou-se no combate ao terrorismo”, concluiu Boukar Michel.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/FK/IZ 23março2022