Tchad reafirma seu apoio à solução política para Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - O Presidente do Tchad, Idriss Deby Deby Itno, reiterou o seu apoio a uma solução política na Líbia, destacando que "não há solução militar para a crise atual" neste país da África do Norte, que há oito meses enfrenta confrontos armados na periferia de Tripoli, a capital.
Esta posição foi expressa durante uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Líbia, Mohamed Siala, na sexta-feira, em Roma, à margem do Fórum de Segurança do Mediterrâneo, de acordo com um comunicado divulgado, no sábado, pelo Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros.
A reunião entre Deby e Siala centrou-se na análise da atual situação na Líbia e em Trípoli, a capital, em particular, indicou a mesma fonte.
O Presidente tchadiano foi informado pelo chefe da diplomacia líbia sobre os acontecimentos e a guerra na periferia de Trípoli, sublinha a nota.
Desde 4 de abril, Tripoli vive fortes combates entre forças governamentais e a rebelião do marechal Khalifa Haftar.
Idriss Deby Itno congratulou-se com o desenvolvimento das relações bilaterais entre a Líbia e o Tchad, acrescenta o comunicado.
Além disso, o ministro líbio dos Negócios Estrangeiros discutiu com o seu homólogo saudita, Adel Al-Joubeir, sobre o papel do seu país na procura de uma solução política para pôr termo à crise líbia.
De acordo com uma declaração do Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros, a reunião realizada à margem do Fórum de Segurança do Mediterrâneo em Roma, a capital italiana, abordou os últimos desenvolvimentos no caso da Líbia e a guerra na capital, Trípoli.
-0- PANA BY/JSG/CJB/IZ 08dez2019