Agência Panafricana de Notícias

Tchad lança campanha de vacinação de emergência contra febre amarela

Lagos, Nigéria (PANA) - O Ministério da Saúde do Tchad vai lançar uma campanha de vacinação de emergência contra a febre amarela, a partir de 22 de fevereiro de 2013, na sequência da confirmação em laboratório de dois casos neste país em dezembro de 2012, disse quinta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS) num comunicado transmitido à PANA.

A campanha de vacinação decorrerá em três distritos limítrofes de Darfur, no Sudão, designadamente Goz Beida, Guereda e Adré e vai visar mais de um milhão de pessoas, incluindo os habitantes dos campos de refugiados na região.

Nesta campanha, o Ministério da Saúde do Tchad é apoiado pelo Grupo Internacional de Coordenação para o Abastecimento de Vacinas contra a Febre Amarela (YF-ICG11) e pela Alliança GAVI.

Os dois casos assinalados, no ano passado, nos distritos de Goz Beida e Guereda, foram confirmados por um laboratório de referência regional para a febre amarela da OMS, o Instituto Pasteur de Dakar, no Senegal.

Foram identificados através do Programa Nacional de Vigilância da Febre Amarela, na sequência de uma vigilância intensiva iniciada em resposta à epidemia da febre amarela na região vizinha de Darfur, no Sudão.

A vigilância intensiva no Tchad detetou igualmente 139 casos suspeitos e 9 falecimentos.

-0- PANA SEG/AKA/TBM/IBA/CJB/IZ 14fev2013