Tchad envia mil soldados adicionais ao Mali
Bamako, Mali (PANA) - O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional do Mali anunciou ter dado "luz verde" para o destacamento de mil soldados tchadianos adicionais para reforçar o contingente chadiano desdobrado no norte do Mali, refere um comunicado oficial chegado à PANA, em Bamako.
“Este destacamento foi decidido num quadro bilateral e a pedido do Governo da República do Tchad”, diz o comunicado, acrescentando que ocorre “depois da reconfiguração da Força Barkhane, a fim de enfrentar ameaças e proteger as suas tropas implantadas na zona".
O Ministério reagia à divulgação nas redes sociais de um documento relativo ao acordo do Governo da República do Mali para o desdobramento de mil soldados tchadianos adicionais na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA )"
O consentimento do Governo maliano para o reforço do contingente tchadiano, prontamente notificado às Nações Unidas, surge "no espírito das excelentes relações entre o Tchad e o Mali, tendo em conta os sacrifícios feitos por este país irmão pelo Mali, e como parte da busca de soluções para os desafios de segurança deste país", explica a nota.
Vários soldados tchadianos perderam a vida. na zona Kidal, no extremo norte do Mali, para libertar a parte norte deste país ocupada por rebeldes tuaregues pró-independência e jihadistas, de março de 2012 a janeiro de 2013.
Eles foram expulsos, em janeiro de 2013, pela força Serval francesa, agora Barkane,juntamente com as Forças Armadas do Mali e as forças africanas, incluindo unidades do Tchad, que foram muito decisivas.
-0- PANA GT/JSG/SOC/MAR/IZ 19dez2021