Agência Panafricana de Notícias

Taxa de suicídio em Cabo Verde situa-se nos 4,8 casos em cada100 mil habitantes

Praia, Cabo Verde (PANA) - A taxa de suicídio vem diminuindo, situando-se no ano de 2013 nos 4,8 casos em cada 100 mil habitantes, de acordo com um relatório publicado esta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a que a PANA teve acesso sexta-feira na cidade da Praia.

O documento publicado pela OMS, por ocasião do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a assinalar-se a 10 de setembro corrente, indica que a taxa de suicídio no arquipélago cabo-verdiano desceu 12,3 porcento entre 2000 e 2012.

De acordo com o relatório, a taxa de suicídio em todo o mundo foi de 11,4 em cada 100 mil habitantes.

Em Cabo Verde, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio vai ser assinalado este ano, pela primeira vez, com uma cerimónia de velas em todos os concelhos do país.

Segundo o presidente da Associação de Promoção da Saúde Mental (A Ponte), Daniel Silves Ferreira, no dia 10 de setembro, pelas 20 horas locais, os 22 municípios cabo-verdianos e as respetivas localidades realizam esta cerimónia que, no ano transato, teve lugar em apenas 16 concelhos.

Na cidade da Praia, adiantou, a efeméride, que decorrerá sob o lema “Prevenção do suicídio: um mundo ligado”, será marcada também por uma palestra alusiva ao lema deste ano e por uma marcha no centro histórico da capital do país.

A pracinha da Escola Grande vai acolher a cerimónia de velas, ao mesmo tempo que um desfile de bicicleta.

O principal objetivo dessas atividades é demostrar o apoio à prevenção do suicídio e lembrar aos parentes das vítimas e aos sobreviventes deste flagelo que o sofrimento mental e emocional precisa de cuidados, explicou o presidente da A Ponte, uma Organização Não Governamental (ONG) que atua no setor da saúde mental.

-0– PANA CS/DD 06set2014