Agência Panafricana de Notícias

Taxa de prevalência da sida baixa no Congo-Brazzaville

Brazzaville- Congo (PANA) -- O ministro congolês da Saúde e População, George Moyen, anunciou terça-feira em Brazzaville que a taxa de prevalência do HIV/Sida no seu país baixou de 4,1 por cento em 2003 para 3,2 por cento em 2009.
Ele precisou que este resultado provém dum inquérito recentemente realizado pelo Conselho Nacional de Luta contra a Sida (CNLS) com o concurso do Centro Nacional de Estatísticas e Estudos Económicos bem como do Laboratório Nacional de Saúde Pública.
Falando por ocasião do Dia Internacional da Luta contra a Sida celebrado esta terça-feira, Moyen sublinhou a necessidade de salientar a sensibilização da população para obter melhores resultados na luta contra a pandemia e a estigmatização dos pacientes.
"Gostaria de apelar aos nossos compatriotas para não se enganarem de alvo na guerra que levamos a cabo contra o HIV/Sida.
O nosso inimigo comum é o HIV e a sida e não as pessoas que vivem com a doença", frisou.
Para conter a propagação do HIV, insistiu o governante congolês, necessitamos de estabelecer uma parceria estratégica com as pessoas que vivem com o vírus, acrescentou o ministro congolês.