Agência Panafricana de Notícias

Taxa de positividade da covid-19 diminui de 10 para sete por cento em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A taxa de positividade da covid-19 em Cabo Verde, diminuiu, nos últimos 14 dias, de 10 para sete por cento, uma redução de cerca de 400 novos casos, apurou a PANA de fonte segura.

Segundo dados avançados pelo Diretor Nacional da Saúde, Jorge Barreto, numa conferência de imprensa sobre o balanco da pandemia das duas últimas semanas, também a taxa de incidência acumulada diminuiu de 181 por 100 mil para 115 por 100 mil habitantes, enquanto a taxa de letalidade global é agora de 0,94 por cento.

De 1 a 14 de fevereiro corrente foram analisadas nove mil 196 amostras, ou seja, uma média de 657 por dia, tendo sido registados 645 novos casos de covid-19 neste mesmo período, ou seja, uma média de 46 casos novos por dia e uma taxa de positividade de sete por cento.

Jorge Barreto recordou que, de 18 a 31 de janeiro último, foram analisadas 10 mil 675 amostras, ou seja, uma média de 763  por dia, tendo sido registado um total de 1022 casos novos, ou seja, uma média de 73 novos por dia e uma taxa de positividade de 10 por cento.

"Considerando que não há muitas amostras pendentes, cerca de 200, as analisadas de ontem (segunda-feira) para hoje (terça-feira) eram referentes ao dia 13, muito poucas do dia 12, temos tido um período de respostas muito bom”, regozijou-se o governante que pensa que, com estes dados, não haverá uma alteração significativa nos próximos dias.

O responsável sanitário afirmou ainda que não parece ser possível a introdução de novas variantes do vírus, embora não descarte esta hipótese.

Isto porque, conforme disse, os dados disponíveis não dão esta informação.

“Mas continuamos vigilantes, pelo menos em termos de números e de notificação dos casos para que, se acontecer alguma situação anormal, mesmo não tendo ainda informações sobre a circulação de variantes em Cabo Verde, possamos ter uma ideia, embora amostras já tenham sido enviadas, estamos à espera dos resultados para saber. Mesmo não tendo informações de variantes em Cabo Verde, estamos atentos”, assegurou.

Segunda-feira, autoridades sanitárias cabo-verdianas anunciaram ter  diagnosticado mais 20 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando a 14 mil 761 os casos acumulados desde 19 de março último, quando foi diagnosticado o primeiro doente com a covid-19 no arquipélago.

Num comunicado, o Ministério da Saúde referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 365 amostras desde domingo último, com o concelho da Praia, capital do país, a confirmar mais dois infetados (em 85 amostras), contando agora com 176 casos ativos.

Ainda na ilha de Santiago foram confirmados casos do novo coronavírus nos concelhos de São Miguel (oito), Tarrafal (quatro) e Santa Catarina (um).

Na ilha de São Vicente foram confirmados dois novos infetados (em 132 amostras), sendo atualmente um dos principais focos da doença no arquipélago, com 59 casos ativos.

Foram ainda registados casos de covid-19 nas ilhas de Santo Antão (dois) e da Boa Vista (um) desde domingo.

Nas últimas 24 horas, foram ainda dados como recuperados da doença 42 infetados, somando-se a 14mil 240 o número de pessoas curadas da em Cabo Verde, país com um total acumulado de óbitos por complicações associadas à pandemia a manter-se em 139.

O arquipélago regista hoje 377 casos ativos da doença, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem.

-0- PANA CS/DD 15fev2021