Agência Panafricana de Notícias

Taxa de inflação na Líbia atinge mais de 9 porcento

Tripoli- Líbia (PANA) -- A taxa de inflação na Líbia atingiu ume média de 9,2 porcento durante os primeiros nove meses de 2009, devido à lentidão do aumento dos preços dos produtos importados pelo país.
Este anúncio foi feito pelo Comité Popular Geral Líbio do Planeamento e Finanças que garantiu que esta taxa foi realizada apesar dum aumento das despesas públicas.
O Comité atribuiu, num relatório divulgado recentemente sobre a evolução da economia do país, esta inflação a nível local aos preços dos cereais e de produtos alimentares.
Também são responsáveis deste fenómeno, de acordo com o documento, as pressões da procura de investimentos que aparecem habitualmente durante o aumento dos serviços de transportes, construção e obras públicas e comércio.
Segundo o relatório, o volume dos investimentos no domínio das alocações ao desenvolvimento aumentou ao nível das despesas públicas inscritas nos orçamentos de 2001 a 2009 passando de 4,7 biliões de dinares líbios (1,240 dinares líbio=1 dólar ameriano) em 2004 para 9,33 biliões de dinares em 2008 para atingir 5,21 biliões de dinares em 2009.
O documento sublinhou que a taxa de desemprego no seio da população líbia é de 7,20 porcento em 2006 e diminuiu para 5,13 porcento.
Todos os que fizeram parte do pessoal colocado em desemprego continuaram a receber os seus salários do Estado tornando-se assim em beneficiários dum subsídio de desemprego.
O Comité Popular Geral Líbio do Planeamento de Finanças indicou que o prosseguimento pelo Estado da política de alívio da função pública do país provocou o aumento da taxa de desemprego.
As conclusões do relatório indicam que, apesar do aumento dos investimentos, o crescimento dos rendimentos não petroleiros não terá nenhum efeito sobre o emprego na Líbia, na medida em que os projectos de investimento recorrem regularmente à importação da mão-de-obra asiática ou, de maineira irregular, à mão-de-obra no país.