Agência Panafricana de Notícias

Taxa de exploração mineira baixa de 28 para 1 por cento em Katanga

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- O governador de Katanga, no extremo sudeste da RD Congo, Moïse Katumbi Chapwe, acaba de decidir reduzir a taxa de exploração mineira de 28 por cento para 1 por cento, soube-se sexta-feira de fonte oficial.
Segundo um comunicado do governo de Katanga, Chapwe quer, com esta decisão, impedir, por um lado, o encerramento de algumas empresas mineiras ainda activas na sua província e, por outro lado, promover os investimentos nesta província rica em minérios.
Apesar desta medida que visa limitar estragos, uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) que visitou recentemente Katanga, pronosticou que a situação não vai melhorar tão cedo na medida em que existe uma redução sensível dos investimentos directos estrangeiros, nomeadamente nas empresas mineiras, devido à queda dos preços resultante da crise financeira internacional e da consequente fraqueza da procura nos países desenvolvidos.
Esta situação coincidirá com uma redução da procura para produtos brutos que são o cobalto, o cobre e o petróleo, informou a missão do FMI.
Segundo o Governo de Katanga, cerca de quarenta empresas mineiras já estão fechadas na sequência da queda dos preços das matérias primas no sector mineiro.
Efectivamente a província de Katanga está particularmente afectada pela queda dos preços das matérias primas devido à crise financeira mundial, soube-se da mesma fonte.