Agência Panafricana de Notícias

Taxa de crescimento de 6,8 porcento esperada em 2013 na Mauritânia, segundo CEA

Rabat, Marrocos (PANA) - A Mauritânia deverá atingir uma taxa de crescimento de 6,8 porcento em 2013, segundo um relatório do escritório África do Norte da Comissão Económica para a África (CEA-AN), apresentado quarta-feira em Rabat.

A economia mauritana mostrou-se resiliente em 2012, apesar das repercussões da grave seca surgida em 2011 e dos choques externos produzidos pela recessão mundial em 2012, ressalta o relatório.

A recuperação no setor da agricultura e o crescimento no setor da construção civil contribuiram de modo considerável para esta resiliência. As reformas aplicadas em 2012 permitiram atingir uma taxa de crescimento de 6,2 porcento durante o ano de 2012, prossegue o texto.

"A recuperação do setor das minas (ferro e ouro) deverá incentivar o crescimento em 2013 para se estabelecer em 6,8 porcento", segundo a CEA.

Os principais desafios que deverá enfrentar a economia mauritana em 2013 incidem sobre a utilização eficiente da assistência financeira concedida pelos doadores de fundos, o modo de acelerar a diversificação da economia e promover um crescimento inclusivo geral que produza um efeito positivo sobre o desenvolvimento social, ilê-se no documento.

A CEA apresentou este relatório por ocasião da reunião do Comité Interministerial de Peritos (CIE), que decorre em Rabat sob o lema "a diversificação e a sofisticação no processo de transformação económica dos países da África do Norte".

-0- PANA SAS/JSG/IBA/CJB/DD 27fev2013