Agência Panafricana de Notícias

Taxa de abstenção de 40% nas presidenciais na Guiné-Bissau

Bissau- Guiné-Bissau (PANA) -- Quarenta por cento dos cerca de 600 mil eleitores inscritos para votar nas eleições presidenciais de domingo último na Guiné-Bissau abstiveram-se, soube a PANA segunda-feira de fonte da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Segundo a fonte da CNE, as estimativas apontam para um abstenção mais elevada nas zonas rurais do que nos centros urbanos, atribuída ao clima de insegurança e impunidade reinante no país sobretudo após os assassinatos do Presidente João Bernardo "Nino" Vieira e do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, o general Batista Tagmé Na Waié, em Março último.
Analistas justificam este sentimento de insegurança e impunidade igualmente pelas mortes de Baciro Dabo, candidato às eleições presidenciais e ex-ministro da Administração Territorial, e do ex- ministro da Defesa, Hélder Proença, este mês por alegada tentativa de golpe de Estado.
A fonte da CNE precisou que os resultados oficiais das eleições presidenciais, disputadas por 11 candidatos, deverão ser conhecidos dentro de três a quatro dias.