Agência Panafricana de Notícias

Tarifas de eletricidade baixam 10% em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – As tarifas de eletricidade, em Cabo Verde, desceram cerca de 10 por cento tanto para a concessionária publica (Electra) como para a subconcessionária privada (AEB), apurou a PANA quinta-feira de fonte reguladora.

A redução consta de uma nova tabela estabelecida pela Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) para vigorar, a partir de 01 de outubro corrente.

De acordo com a entidade reguladora, os ajustes feitos nesta atualização “traduziram-se numa diminuição das tarifas de eletricidade em valor e percentagem de -2,64 escudos cabo-verdianos/kilowatt (ECV/kWh) e -10,64 por cento para a Electra, e -2,73 ECV/kWh e -10,47 por cento para a AEB.

Este reajuste tem em consideração a última atualização das tarifas de eletricidade, datada de 20 de setembro de 2019, bem como a variação dos preços dos produtos petrolíferos ocorrida desde entã.

São também levados em conta “os parâmetros relativos às perdas, ao mix de combustíveis para produção de eletricidade, os valores de eficiência e a participação das renováveis aceites para cada sistema”, explica a ARME

A agência reguladora diz ainda que vai começar a divulgar, juntamente com a publicação das outras tarifas a clientes finais, os valores que traduzem os descontos para a tarifa social, que é aplicada a clientes finais economicamente vulneráveis.

A ARME recorda que, para aceder ao benefício da tarifa social, são elegíveis os clientes finais economicamente vulneráveis que fazem parte de um agregado familiar inscrito no Cadastro Social Único e classificado no grupo I (muito pobre) ou II (pobre).

Os novos preços, que entraram em vigor esta quinta-feira, vão vigorar durante os próximos seis meses.

-0- PANA CS/IZ 01out2020