Tanzanianos prestam última homenagem a ex-Presidente Wlliam Mkapa
Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) - Vários milhares de Tanzanianos convergiram este domingo para o Estádio Uhuru da capital comercial, Dar es Salaam, para prestar a última homenagem ao antigo Presidente do país, Benjamin William Mkapa, falecido sexta-feira de crise cardíaca.
O Presidente John Pombe Magufuli com os seus compatriotas, entre outras pessoas em luto, prestaram a última homenagem, inclinando-se diante dos restos mortais de Mkapa, no estádio, seguido duma missa de réquiem da Igreja Católica.
Entre os líderes presentes no estádio estavam o Vice-Presidente Samia Suluhu Hassan, o primeiro-ministro Kassim Majaliwa, o Vice-Presidente de Zanzibar, Seif Ali Iddi, e outros altos responsáveis governamentais e religiosos.
O caixão, coberto da bandeira nacional (verde-amarela-azul-preta), foi escoltado por soldados das Forças de Defesa Populares da Tanzânia (TPDF).
As pessoas em luto renderão a última homenagem durante três dias, de domingo a terça-feira, depois do que o corpo de Mkapa será transportado para a sua aldeia natal de Lupaso, na província de Mtwara, no sul do país, para ser sepultado na próxima quarta-feira.
O Governo anunciou sete dias de luto nacional, a partir de sexta-feira, e em que todas as bandeiras estarão à meia-haste.
Mkapa dirigiu a Tanzânia durante 10 anos, de 1995 a 2005, sucedendo ao segundo Presidente, Ali Hassan Mwinyi. Ele foi substituído pelo Presidente Jakaya Kikwete.
-0- PANA EBM/AR/ASA/BEH/FK/IZ 26julho2020