Agência Panafricana de Notícias

Tanzânia recebe a sete bilionésima pessoa do mundo

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - Uma menina nascida segunda-feira no Hospital de Temeke na capital tanzaniana, Dar es Salaam, foi simbolicamente designada como a sete bilionésima pessoa no mundo, enquanto o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) encoraja o Governo a fazer esforços suplementares para melhorar a sua saúde materna e infantil.

"O crescimento demográfico nos países em desenvolvimento aumenta a procura de serviços socais", declarou a representante do FNUAP no país, Jullita Onabanjo.

"Os Governos têm dificuldades de prestar serviços sociais básicos comparáveis e de normas para todos os seres humanos e não só os poucos privilegiados que nascem nos países desenvolvidos", indicou Onabanjo.

A Tanzânia prevê efetuar o recenseamento decenal da sua população a 26 de agosto de 2012.

Atualmente, a sua população estima-se em 44 milhões de habitantes, com uma taxa de crescimento demográfico anual de 2,9 porcento.

A mortalidade materna gira em torno de 454 por 100 mil nados vivos e o objetivo do país é reduzi-la para pelo menos 265 óbitos por 100 mil nados vivos até 2015.

"Notamos que as razões da mortalidade materna são complexas, mas temos as soluções. Uma delas é garantir que o sistema de saúde seja sólido e eficaz, que disponha de pessoal suficiente, equipamentos e medicamentos adequados, sistema de transferência funcional e de uma supervisão eficaz", disse Onabanjo durante a sua visita ao Hospital de Temeke para acolher a sete bilionésima cidadã do mundo.

Este hospital registou o nascimento de sete bebés nas primeiras horas do mesmo dia.

-0- PANA AR/SEG/FJG/JSG/MAR/IZ 1nov2011