Tanzânia prossegue contagem de votos das eleições gerais
Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - A contagem de votos prosseguiu quarta-feira, na Tanzânia, com o encerramento das operações de voto nas eleições gerais que, segundo a oposição, foram manchadas por irregularidades.
Os utilizadores da Internet queixaram-se também de que a Internet estava bloqueada neste país da África Oriental.
A votação decorreu geralmente sem problemas e os eleitores votaram para eleger um novo Presidente do país, novos deputados e conselheiros.
Contudo, alguns partidos da oposição relataram o enchimento de urnas e o roubo de boletins de voto. A Comissão Eleitoral Nacional (CEN) rejeitou estas alegações e os resultados são esperados dentro de três dias.
Espera-se que cerca de 29 milhões de Tanzanianos tenham votado, em cerca de 85 mil 155 mesas de voto de 265 círculos eleitorais.
Houve 16 candidatos presidenciais, incluindo o Presidente cessante, John Pombe Magufuli do Chama Cha Mapinduzi (CCM) "Partido da Revolução" e Tundu Antipas Lissu, vice-presidente do principal partido da oposição, o Chadema.
Os outros candidatos presidenciais são o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Bernard Membe, que concorre sob a bandeira do partido ACT-Wazalendo, e o professor Ibrahim Lipumba da Frente Cívica Unida (CUF).
Na Tanzânia, os resultados declarados pela comissão eleitoral não podem ser contestados. Não há segunda volta porque o candidato com o maior número de votos é declarado vencedor.
-0- PANA MA/VAO/ASA/TBM/DIM/IZ 29out2020