Agência Panafricana de Notícias

Tanzânia promove ensino de Kiswahili nos países da SADC

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) – Os professores que vão ensinar a língua Kiswahili nos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), incluindo a África do Sul, a Namíbia e o Zimbabwe, serão submetidos a uma formação, sob a égide do Governo tanzaniano, souba a PANA de fonte oficial em Dar es Salaam.

O Conselho Nacional da Tanzânia para o Kiswahili (BAKITA) registou, até ao momento, 708 professores, prontos para participar nestas aulas de reciclagem, disse Hassan Abbas, diretor dos Serivços de Informação da Tanzânia, a jornalistas quinta-feira em Dar-es-Salaam.

Esta decisão segue-se a discussões entre o Presidente tanzaniano,.John Pombe Magufuli, com seus homólogos da África do Sul, da Namíbia e do Zimbabwe, sobre a possibilidade de se desdobrarem professores de Kiswahili para transmitir esta língua amplamente espalhada por estes países.

O Presidente Magufuli regressou quinta-feira à Tanzânia, no termo duma digressão por estes três países membros da SADC.

A África do Sul já anunciou que, a partir de 2020, escolas vão ensinar o Kiswahili como língua opcional, o que, a seu ver, faz dele a primeira língua africana estrangeira proposta no programa bi seu programa.

"É importante esforçarmo-nos e recrutarmos peritos linguísticos para melhorarmos as suas capacidades de ensinar o Kiswahili aos estrangeiros”, revelou Abbas.

Convidou os professores diplomados a irem aos  BAKITA para se registarem a fim de seguirem uma formação avançada em Kiswahili.

A União Africana já adotou o Kiswahili como uma das suas línguas oficiais, refere-se.

 -0- PANA EBM/MA/NFB/JSG/MAR/DD 31maio2019