Agência Panafricana de Notícias

Tanzânia marca eleições gerais para 25 de outubro

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - Os eleitores tanzanianos inscritos vão às urnas, a 25 de outubro de 2015, para eleger um novo Presidente, deputados e conselheiros do país para os conselhos municipais e locais para um mandato de cinco anos, anunciou segunda-feira a Comissão Eleitoral Nacional (NEC).

Divulgando o calendário para o processo das eleições gerais de 2015, a Comissão declarou que a inscrição dos candidatos para a Tanzânia continental vai decorrer a 21 de agosto.

A NEC coordena e supervisiona as eleições na parte continental da República Unida enquanto a ilha de Zanzibar dispõe da sua própria Comissão Eleitoral. As eleições decorrerão contudo no mesmo dia nas duas partes.

A Comissão declarou que a campanha eleitoral para os candidatos de todas as partes nas eleições arranca a 22 de agosto e termina a 24 de outubro, na véspera das eleições.

Durante esse tempo, a inscrição dos eleitores iniciada a 23 de fevereiro retoma-se progressivamente com a aquisição pela NEC de materiais de inscrição biométricos suplementares para os eleitores.

A operação que foi atrasada pela lentidão na disponibilização dos fundos pelo Tesouro deverá terminar a 16 de julho depois da inscrição de cerca de 23 milhões de eleitores.

O Presidente tanzaniano, Jakaya Mrisho Kikwete, atingido pela interdição constitucional de se recandidatar depois de dois mandatos de cinco anos, instou no fim de semana o Conselho Executivo Nacional do seu partido a apresentar candidatos que sejam "credíveis diante do eleitorado".

Kikwete revelou que uma nomeação falhada do seu eventual sucessor potencial poderá conduzir à derrota do partido nas próximas eleições.

Ele indicou que os tempos mudaram e que acabou a época em que qualquer membro do partido apresentado tinha a certeza da vitória pelo facto de ser candidato do partido no poder, o Chama Cha Mapinduzi (CCM).

Os partidos da oposição, prometendo destronar este ano o CCM, decidiram apresentar um único candidato à Presidência e a apoiar os candidatos mais populares no seio da sua aliança para as eleições dos conselheiros parlamentares e locais.

-0- PANA AR/SEG/ASA/IS/MAR/IZ 25maio2015