Agência Panafricana de Notícias

Tanzânia em estado de alerta após atentados no Quénia

Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) – A Polícia tanzaniana advertiu o público da possibilidade dum ataque do grupo terrorista somalí Al Shabaab, pedindo aos cidadãos para estarem prudentes e informarem sobre qualquer indivíduo suspeito.

« O que está a ocorrer no Quénia pode também chegar à Tanzânia », declarou o comandante-geral da Polícia, Said Mwema, sublinhando a necessidade de as forças de segurança dos países da África Ocidental colaborarem no quadro duma ofensiva militar contra os terroristas do Al Shabaab.

Mwema declarou à imprensa que algumas milícias do grupo somalí implicadas nos recentes atentados perpetrados no Quénia provinham de países este-africanos.

Indicando que estes atos de terrorismo poderão alargar-se aos países vizinhos do Quénia, em particular à Tanzânia e ao Uganda, ele revelou que a Polícia tanzaniana ajudava os seus colegas quenianos «ao lhes fornecer informações ».

Segundo ele, as autoridades tanzanianas tomaram medidas para reforçar a segurança ao longo das fronteiras do país, incluindo nas águas costeiras do Oceano Índico.

« Gostaria de garantir ao público que as nossas forças armadas estão em estado de alerta para garantir a segurança das fronteiras do país », declarou Mwema, acrescentando que os 13 presumíveis piratas detidos este ano compareceram nos Tribunais.

« Os atos de pirataria e de emigração ilegal foram registados nas províncias situadas nas proximidades do Oceano Índico e, por enquanto, a luta contra o terrorismo é a prioridade da Polícia », acrescentou o comandate-geral da Polícia.

-0- PANA AR/SEG/FJG/JSG/FK/TON 27out2011