Tanzânia confirma primeiro caso de coronavírus
Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) – A Tanzânia anunciou segunda-feira o seu primeiro caso confirmado de coronavírus em Arusha, cidade turística situada no norte do país.
O Ministro da Saúde, Ummy Mwalimu, declarou aos jornalistas presentes na capital económica tanzaniana, Dar es Salaam, que a paciente é uma cidadã de 46 anos que regressou domingo à Tanzânia proveniente da Bélgica a bordo de um voo da companhia RwandaAir, que aterrou no aeroporto internacional de Kilimandjaro (KIA).
"Depois de um exame minucioso pelos nossos responsáveis da saúde no aeroporto, nenhuma temperatura elevada foi detetada, mas, mais tarde, sentiu mal no seu quarto de hotel e dirigiu-se ao hospital regional, onde foram extraídas amostras e submetidas ao Laboratório Nacional de Dar es Salaam”, declarou Mwalimu.
A paciente foi isolada depois, porque as amostras testaram positivo ao coronavírus Covid 19, estando agora internada no hospital de referência de Mont Meru, em Arusha, onde o seu estado foi estabilizado, segundo o ministro.
O ministro indicou que a mulher deixou o país com destino à Bélgica, a 3 de março, e seguiu para Suécia e à Alemanha, antes de regressar para Bélgica e Tanzânia domingo.
O ministro apelou às populações para a calma porque "as autoridades estão o seu maíxmo possível para controlar a situação".
-0- PANA EBM/AR/AKA/IS/MAR/IZ 16março2020