Tanzânia acolhe 39ª cimeira ordinária da SADC
Gaberone, Botswana (PANA) – A 39ª cimeira ordinária dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) vai realizar-se, de 5 a 18 de agosto, próximo no Centro Internacional de Conferências Julius Nyerere, em Dar es Salaam.
Segundo Barbara Lopi, responsável de Informação do Secretariado da SADC, em Gaberone, a Tanzânia, enquanto anfitriã, propôs o lema “Um Clima dos Negócios Propício para o Desenvolvimento Industrial Inclusivo e Sustentável”.
A cimeira da SADC é responsável pela orientação política geral e pelo controlo das suas funções, a prazo, sendo a instância de tomada de decisões da SADC.
Segundo Lopi, a conferência da SADC integra todos os responsáveis estatais e governamentais, e é gerida por um sistema de troika que reúne a presidência em exercício da SADC, a presidência cessante e a nova presidência.
A troika atual agrupa o Presidente Hage G.Geingob da Namíbia (presidente em exercício), o seu predecessor Cyril Ramaphosa (África do Sul) e o novo presidente, John Magufuli (Tanzânia).
O Órgão para a Política, Defesa e Segurança é uma troika integrada pelo Presidente Edgar Chagwa Lungu (Zâmbia), que presidente ao órgão; o seu predecessor, João Lourenço (Angola); e o novo presidente em exercício, Emmerson Dambudzo Mnangagwa (Zimbabwe).
A Tanzânia acolheu a cimeira da SADC pela primeira vez, há 16 anos, em 2003, sob a presidência de Benjamin Mkapa.
A cimeira ordinária da SADC será precedida por uma série de reuniões e eventos, nomeadamente, o Comité Permanente dos Altos Funcionários da SADC, o sub-comité das Finanças; a Reunião do Conselho dos Ministros; mas também a Dupla Troika dos chefes de Estado e de Governo; e o Conselho Ministerial do “Órgão e a cimeira da Dupla Troika.
-0- PANA MS/MA/NFB/JSG/FK/IZ 23julho2019