Agência Panafricana de Notícias

Taiwan oferece 300 computadores para eleições no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O embaixador de Taiwan no Burkina Faso, Shen Cheng-Hong, ofereceu um lote de 300 computadores à Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) na perspetiva das eleições presidenciais e legislativas previstas a 11 de outubro de 2015 e das autárquicas de janeiro de 2016, soube de fonte oficial.

Segundo um comunicado do Serviço de Informação do Governo (SIG), os 300 computadores, num valor total de 150 milhões de francos CFA (255 mil dólares americanos), destinam-se aos gabinetes da CENI nas diferentes províncias do país e servirão para analisar os resultados com celeridade.

O Burkina Faso, pequeno país da África Ocidental, registou em outubro de 2014 uma insurreição popular que destituiu o Presidente Blaise Compaoré do poder após 27 anos de liderança.

Mais de cinco milhões e 500 mil Burkinabes deslocam-se às urnas a 11 de outubro próximo para eleger o Presidente do Burkina Faso e os deputados com vista a marcar o fim de um ano de transição iniciada desde a destituição de Compaoré, atualmente exilado na Côte d’Ivoire.

O Governo de Transição exprimiu a sua "gratidão" às autoridades de Taiwan pelo seu "inestimável" apoio e pela sua contribuição para o êxito do processo que deverá culminar em eleições livres e transparentes.

-0- PANA NDT/BEH/FK/TON 12 agosto 2015