Ouagadougou, Burkina Faso (PANA)- Tahirou Barry, ex- ministro da Cultura, apresentou domingo a sua candidatura ao escrutínio presidencial de 2020, no Burkina Faso.
"Decidi livre, serena e solenemente enfrentar o desafio, candidatando-me às eleições presidenciais”, declarou domingo Barry durante um breifing com a imprensa em Ouagadougou.
A sua candidatura acontece depois das do atual Presidente Roch Marc Christian Kaboré, de Kadré Desiré Ouedraogo, ex-primeiro-ministro do deposto Presidente Blaise Compaoré, e de Gilbert Noel Ouedraogo da Aliança para a Democracia e Federação/Coligação Democrática Africana (ADF/RDA).
Tahirou Barry foi ministro da Cultura de Rock Marc Christian Kaboré, antes de ser demitido em 2017 da presidência da sua formação política, o Partido para o Renascimento Nacional (PAREN).
Uma situação que o obrigou a demitir-se também do seu cargo de ministro.
Candidato derrotado (na terceira posição nas presidenciais de 2018), Barry disse colocar a sua candidatura sob o sinal da "luta contra o terrorismo, o empobrecimento das populações, nomeadamente as mulheres, e o desemprego endémico dos jovens".
É apoiado pelo Movimento para a Mudança e o Renascimento (MCR).
-0-PANA TNDD/BEH/MAR 14abril2019