Túnis, Tunísia (PANA) - O número de mortes relacionadas com o tabaco ultrapassa os 10.000 casos por ano na Tunísia, muito mais do que as causadas pela pandemia do coronavírus (covid-19), anunciou quinta-feira o Ministério tunisino da Saúde.
Numa nota informativa publicada por ocasião do Dia Mundial Sem Tabaco, a assinalar-se a 31 de maio corrente, o Ministério tunisino da Saúde enumerou fatores mais importantes na luta contra o tabaco, incluindo a cultura sanitária e a sensibilização ao fenómeno.
Para este ano, a Tunísia escolheu o slogan "Parar de fumar dá uma nova chance de viver" para o Dia Mundial Sem Tabaco, cujo objetivo é convencer o maior número possível de pessoas a pararem de fumar a fim de reduzir o risco de ataque cardíaco ou danos cerebrais, acrescentou o Ministério.
Indicou que o tabaco é entre as principais causas de doenças não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, responsável por 80 por cento das mortes na Tunísia.
A nível mundial, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou recentemente uma campanha global por um ano para o Dia Mundial Sem Tabaco de 2021, sob o tema "Comprometer-se parar", lembra-se.
-0- PANA YY/IN/IS/MAR/DD 20maio2021