TV5 Monde-Afrique suspensa no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Programas da cadeia de televisão francesa TV5 Monde-Afrique estão suspensos no Burkina Faso desde terça-feira por seis meses, anunciou o Conselho Superior da Comunicação (CSC) do Burkina Faso.
Esta suspensão é acrescida de uma multa de 50.000.000 de Francos CFA (cerca de 81.000 dólares americanos), segundo o CSC.
O seu presidente, Idrissa Ouédraogo, explicou, num comunicado, que a decisão se segue a violações constantes da lei pela TV5Monde-Afrique, constatadas nomeadamente no conteúdo de um dos seus programas de telejornal de 17 de junho de 2024.
Segundo Ouédraogo, nesse programa, que teve como convidado Newton Ahmed Barry, ex-presidente da Comissão Eleitoral Nacional Eleitoral (CENI), o CSC registou “insinuações malévolas nos seus pronunciamentos tendenciosos."
As suas afirmações foram uma desinformação suscetível de desvirtuar os esforços envidados pelas autoridades da Transição Política, pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS) e pelas populações no seu combate pela reconquista do território nacional, lê-se no mesmo documento.
“O CSC aproveita esta ocasião para apelar ao conjunto da imprensa para dar prova de mais profissionalismo no tratamento das informações ligadas à crise securitária no Burkina Faso”, disse Ouédraogo.
Antes de ser suspensa, a TV5 Monde-Afrique estava sujeita a uma sanção, ou seja, uma suspensão de duas semanas pelo CSC a 27 de abril de 2024, por ter difundido o conteúdo dum relatório crítico da Human Rights Watch (Organização Não Governamental de defesa dos direitos humanos) sobre as Forças Armadas Nacionais do Burkina Faso.
No mesmo contexto, vários órgãos de informação estrangeiros, nomeadamente franceses, estão suspensos no Burkina Faso desde 2022.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 19junho2024