TPI procura apoio das autoridades nigerianas
Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - A procuradora do Tribunal Penal Internacional (TPI), Fatou Bensouda, concluiu uma visita de dois dias à, Nigéria, para pedir o apoio e cooperação das autoridades locais no diagnóstico da situação do país.
Um comunicado oficial chegado à PANA terça-feira, em Abidjan, indica que Bensouda manteve um encontro com o Vice-Presidente da Nigéria, Yemi Osinbajo, para discutir sobre as modalidades da cooperação pretendida pelo TPI para concluir o exame preliminar sobre o país iniciado pelo gabinete da procuradora.
Bensouda reiterou a sua disponibilidade para concluir este processo e informou o Vice-Presidente nigeriano do andamento do diagnóstico em questão.
Sublinhou que, em conformidade com o princípio da complementaridade, é principalmente da responsabilidade das autoridades nigerianas investigar e processar os alegados crimes cometidos pelo grupo Boko Haram e pelas forças da ordem nigerianas.
Congratulou-se com as informações adicionais prestadas pelas autoridades sobre os procedimentos nacionais para facilitar o trabalho de análise e avaliação atualmente em curso no seu gabinete sobre os critérios previstos no Estatuto de Roma.
O Vice-Presidente Osinbajo reiterou que a Nigéria está fortemente empenhada em apoiar o trabalho e que o país continuará a sua cooperação com o gabinete da procuradora.
-0- PANA BAL/DIM/IZ 16out2019