Agência Panafricana de Notícias

TPI preocupado com nova onde de violência eleitoral na Nigéria

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Tribunal Penal Internacional (TPI), afirmou na quinta-feira, estar a acompanhar atentamente a situação na Nigéria expressando a sua preocupação com a nova onda de violência após as eleições presidenciais, indica o comunicado da referida instituição.

"Num contexto marcado pelas atividades de análise preliminar do TPI, a gabinete do procurador vai procurar a estabelecer se os recentes atos de violência foram planejados e organizados e se crimes em matéria de competência deste tribunal foram cometidos", lê-se no texto.

O Tribunal declarou que "o procurador teme que as eleições dos governadores estaduais de 26 de abril dêem lugar a outros atos de violência", prevenindo no entanto que "aqueles que cometem atrocidades, a fim de aceder ao poder responderão pelos seus atos.''

No entanto, o comunicado indicou que o gabinete do procurador saudou os numerosos apelos para a moderação lançados pelos líderes políticos da Nigéria aos seuis militantes para evitar distúrbios.

"Em conformidade com o princípio de complementaridade, o gabonete do procurador vai, em primeiro lugar, apoiar investigações realizadas a nível nacional e os que as realizarem'', acrescentou.

-0- PANA AA/BOS/LSA/TBM/SOC/CCF/DD 21abril2011