Agência Panafricana de Notícias

TPI pode investigar sobre eventuais crimes de guerra no norte do Mali

Nairobi, Quénia (PANA) – O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luis Moreno-Ocampo, declarou terça-feira que ele poderá realizar um inquérito sobre crimes de guerra e crimes contra a humanidade que teriam sido cometidos no norte do Mali, indica um comunicado da jurisdição internacional.

De acordo com Moreno-Ocampo, citado no documento, o TPI é competente, desde 1 de julho de 2002, para examinar os crimes de guerra, os crimes contra a humanidade ou os genocídios cometidos no território maliano ou por cidadãos malianos.

O TPI está a acompanhar de perto a evolução da situação no Mali desde o início dos confrontos, a 17 de janeiro de 2012, explicou.

Segundo várias fontes, incluindo altos responsáveis das Nações Unidas, foram cometidos no norte do Mali massacres, raptos e o recrutamento de crianças por parte de grupos rebeldes.

« O TPI vai examinar atentamente os crimes cometidos no território maliano por todas as partes e vai tomar uma decisão no devido tempo para ver se lança um exame preliminar da situação conforme os artigos 15 e 53.1 do Tratado de Roma », acrescentou Ocampo.

-0- PANA AO/VAO/ASA/AAS/FK/IZ 24abril2012