Agência Panafricana de Notícias

TPI pede detenção de rebeldes congoleses

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - A Procuradora do Tribunal Penal Internacional (TPI), a Gambiana Fatou Bensouda, pediu a detenção de Bosco Ntaganda e de Sylvestre Mudacumura pelo seu papel contínuo no desencadeamento de violências e de outros crimes contra a humanidade no leste da República Democrática do Congo (RDC).

"Até que Bosco Ntaganda e Sylvestre Mudacumura sejam detidos e julgados, eles continuarão a ser os principais responsáveis da instabilidade em toda a região dos Grandes Lagos e a representar uma das maiores ameaças para as populações civis", declarou Bensouda num comunicado transmitido à PANA em Nova Iorque quinta-feira.

"Os atores estatais e não estatais deverão fazer da detenção de Ntaganda e Mudacumura uma prioridade. É tempo de ouvir as vozes das vítimas nesta região. O seu pedido é simples: eles querem justiça agora", sublinhou.

"Nos últimos dias, o grupo rebelde M23, supostamente dirigido por dissidentes das FARDC (Forças Armadas das RD Congo), nomeadamente o fugitivo do TPI, Bosco Ntaganda, estendeu as suas atividades armadas no Kivu-Norte, tomando terça-feira a capital provincial, Goma", indicou.

Segundo o comunicado, o Gabinete da Procuradora examina os últimos relatórios sobre as ameaças contra as populações civis e as alegações de crimees cometidos pelos membros e pelos dirigentes do M23 e por outras partes que aproveitam o caos na região.

Em julho passado, os juízes do TPI lançaram dois novos mandados de captura contra Ntaganda e Mudacumura.

Ntaganda é objeto dum mandado de captura do TPI desde 2006 por crimes cometidos em Ituri em 2002-2003.

Desde o mês de julho, ele é igualmente preocurado por ataques contra a população civil, pilhagens, perseguições, assassinatos e crimes de violação e escravidão sexual.

Mudacumura, que é o comandante militar supremo do FDLR/FOCA, é suposto responsável por alguns dos piores atos de violência contra a população civil no leste da RD Congo. Ele é
procurado pelo TPI por ter ordenado crimes de guerra nos dois Kivus (Norte e Sul).

-0- PANA AA/SEG/FJG/JSG/MAR/TON 22nov2012