TPI pede cooperação mundial para deter Seif al-Islam Kadafi
Trípoli, Líbia (PANA) – O Tribunal Penal Internacional (TPI) apelou para uma cooperação mundial para deter e entregar-lhe Seif al-Islam Kadafi, filho do antigo líder líbio, Muamar Kadafi, candidato às eleições presidenciais de 24 de dezembro próximo, na Líbia.
De acordo com o TPI, Seif al-Islam Kadafi continua um fugitivo da justiça tal como 12 outros que são objeto de mandados de captura.
Numa publicação na sua página Facebook, o TPI precisa que Saif Kadafi é suspeito da prática de crimes contra a humanidade incluindo de assassinato que teriam sido cometidos na Líbia.
O Tribunal publicou a nota do mandado de captura emitido contra Saif Kadafi, desde junho de 2011, e contra 11 outras pessoas, incluindo o antigo Presidente sudanês, Omar Hassan al Bachir.
O TPI lembra que, enquanto instituição judicial, não dispõe de força própria da Polícia ou de órgão próprio de execução e apoia-se na cooperação mundial, sendo que apenas dos Estados têm o poder de executar os mandados de captura.
A instância jurídica internacional sublinhou que "todos os suspeitos de crimes internacionais graves devem ser julgados em Tribunal, enquanto nós nos esforçamos juntos por estabelecer um mundo mais justo”.
Seif al-Islam Kadafi, cuja controversa candidatura suscitou várias tensões no país, regressou, em finais de novembro, à corrida às eleições presidenciais por decisão do Tribunal de Apelação de Sebha (Sul), após a sua desqualificação com 24 outros candidatos pela Alta Comissão Eleitoral por antecentes judiciais.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 13dez2021