Agência Panafricana de Notícias

TPI marca julgamento de ex-chefe rebelde congolês para junho de 2015

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - A Câmara de Primeira Instância VI do Tribunal Penal Internacional (TPI) programou o início do julgamento do antigo chefe rebelde da República Democrática do Congo (RDC), Bosco Ntaganda, para 2 de junho de 2015.

Um comunicado do TPI transmitido à PANA revelou que a audiência de confirmação das acusações decorreu de 10 a 14 de fevereiro e a 9 de junho de 2014, a Câmara Preliminar II confirmou por unanimidade as acusações contra Ntaganda e enviou-lhe para julgamento diante da Câmara Preliminar com base em acusações confirmadas.

O julgamento vai decorrer na presença dos juízes Kuniko Ozaki (Japão), Robert Fremr (República Checa) e Geoffrey Henderson (Trinidade e Tobago).

Enquanto antigo suposto chefe do estado-maior adjunto das Forças Patrióticas para a Libertação do Congo (FPLC), Ntaganda é acusado de 13 crimes de guerra e de cinco crimes contra a humanidade que teriam sido cometidos em Ituri, na RD Congo, entre 1 de setembro de 2002 e finais de setembro de 2003.

A 22 de março de 2013, Ntaganda deslocou-se ao TPI que decidiu a sua detenção.

-0- PANA AA/VAO/AKA/BEH/MAR/TON 09outubro2014