Agência Panafricana de Notícias

TPI emite segundo mandado de captura contra Presidente sudanês

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu segunda-feira um segundo mandado de captura internacional contra o Presidente sudanês, Omar El Bashir, por "genocídio".
"Este segundo mandado de captura não substitui nem revoga o primeiro emitido contra El Bashir, a 4 de Março de 2009, que continua em vigor", indicou o TPI num comunicado publicado em Addis Abeba, a capital da Etiópia.
No primeiro mandado de captura, os juízes do TPI consideraram que havia motivos razoáveis para crer que o Presidente Bashir era penalmente responsável por cinco acusações, designadamente crime contra a humanidade, assassinato, exterminação, transferência forçada, tortura e violação.
Os juízes indicaram que o segundo mandado foi emitido porque havia motivos razoáveis de crer que o Presidente Bashir é responsável pelo genocídio cometido contra três tribos de Darfur, nomeadamente os Fur, os Masalit e os Zaghawa.
A 4 de Março de 2009, a Câmara Preliminar do TPI havia rejeitado o requerimento do Procurador por genocídio, mas a 6 de Julho de 2009, o Procurador interpôs recurso contra esta decisão.