Sylvestre Ilunga Ilunkamba nomeado primeiro-ministro da RD Congo
Kigali, Rwanda (PANA) – O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Felix Tshisekedi, nomeou segunda-feira Sylvestre Ilunga Ilukamba, um político experiente para o posto de novo primeiro-ministro do Governo, quase quatro meses após o seu emposse, anunciou uma fonte oficial à PANA.
Até à sua nomeação, diretor-geral da Empresa Nacional dos Caminhos-de-Ferro (SNCC), Ilukamba foi nomeado em virtude dum acordo político entre Tshisekedi e o seu predecessor, Joseph Kabila, declarou o porta-voz do Presidente da República, Kasongo Mwema Yamba Yamba.
O Presidente Tshisekedi prestou juramento a 24 de janeiro último após as eleições presidenciais de dezembro de 2018 que marcaram a primeira transição pacífica do poder na RD Congo, desde a sua independência da Bélgica em 1960.
Mas, no contexto de alegações de fraude nas eleições, Tshisekedi tem dificuldades em concretizar as suas promessas de reforma.
Os seus aliados políticos continuam a dominar o Parlamento, as assembleias provinciais e as províncias do país instáveis, bem como nos serviços de segurança.
Em declaração à imprensa, no final do seu encontro com o chefe do Estado, Ilunkamba, disse que “eu gostaria de agradecer à sua excelência, Joseph Kabila Kabange, que me propôs como primeiro-ministro e me garantiu toda a sua confiança”.
Ele comprometeu-se a assegurar "a governação harmoniosa da coligação” no Governo.
Disse ter recebido do Tshisekedi instruções para dar prioridades aos setores social, da educação, da saúde, da segurança e do estabelecimento da paz.
Doutor em Economia da Universidade de Kinshasa, Ilunga Ilunkamba começou a sua carreira política sob o regime do ex-ditador Mobutu Sese Seko, derrubado em 1997.
O primeiro-ministro da RD Congo cessante, Bruno Tshibala, demitiu-se imediatamente segunda-feira, abrindo assim a via à nomeação do seu sucessor, que levou quase quatro meses depois da investidura do Felix Tshisekedi em janeiro último.
-0- PANA TWA/RA/ASA/TBM/FK/DD 21maio2019