Agência Panafricana de Notícias

Suspensão de líder juvenil do ANC cria onda de choque na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – A suspensão do vigoroso líder da Liga dos Jovens do Congresso Nacional Africano (ANC), Julius Malema, criou uma onda de choque na África do Sul, onde se reconhece que esta medida terá um impacto maior no futuro político do Presidente Jacob Zuma.

Malema foi instado a deixar o seu cargo de presidente da Liga dos Jovens do ANC depois de a comissão de disciplina do partido no poder o acusar de ter provocado uma série de divisões e manchado a reputação da organização.

Ele foi igualmente sancionado pelos seus comentários sobre o ex-Presidente Thabo Mbeki e por ter apelado para uma mudança de regime no Botswana.

Os partidos da oposição saudaram a decisão do ANC de suspender Malema.

A Brigada dos Jovens do Partido da Libertade Inkatha (IFP) considerou que esta decisão justificava os seus apelos precedentes para a tomada de sanções contra Malema, enquanto o Partido Democrático Cristão Africano considerou que ela envia uma mensagem forte à juventude do país de que nenhuma força de indisciplina será tolerada.

No entanto, a Liga dos Jovens do ANC declarou que ela iria fazer apelo da suspensão do seu dirigente.

O seu secretário-geral, Sindiso Magaga, declarou que Malema não teve a ocasião de se explicar antes da sua suspensão.

« É um dos direitos mais elementares de toda pessoa acusada de qualquer ato. Mesmo os criminosos mais duros gozam deste direito elementar”, indicou Magaga num comunicado.

-0- PANA CU/SEG/FJG/JSG/MAR/TON 11nov2011