Agência Panafricana de Notícias

Suspensa greve de funcionários da Polícia Judiciária em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A greve nacional dos funcionários da Polícia Judiciária (PJ) cabo-verdiana, marcada para quarta e quinta-feiras, foi suspensa depois de o Governo ter-se mostrado aberto para discutir as reivindicações da classe, com realce para a aprovação de um novo estatuto remuneratório, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte oficial.

Segundo uma nota do Ministério da Justiça de Cabo Verde, a paralisação ficou suspensa na sequência de um encontro com a Associação Sindical dos funcionários da Polícia Judiciária (ASFIC-PJ) que permitiu obter um "consenso e abertura das partes para a continuação de discussão e consensualização das reivindicações".

O pré-aviso de greve foi entregue a 11 deste mês pela ASFIC-PJ, que reivindica a revisão do Estatuto da Polícia Judiciária, aumentos salariais e revisão das promoções.

No dia 12, no ato da comemoração oficial do 22.º aniversário da PJ cabo-verdiana, um grupo de funcionários manifestou-se em silêncio defronte do local onde decorria a cerimónia, para chamar a atenção do Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, para a situação reinante na corporação.

A 11 e 12 de fevereiro deste ano, os funcionários da PJ já tinham levado a cabo uma greve nacional para exigir o cumprimento das suas reivindicações por parte do Governo.

-0- PANA CS/IZ 20maio2015