Agência Panafricana de Notícias

Surto de Febre de Vale do Rift faz 17 mortos na Mauritânia

Lagos, Nigéria (PANA) - Dezassete pessoas morreram da Febre do Vale de Rift (FVR) desde a declaração da doença a 4 de outubro último na Mauritânia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a OMS, 34 casos, dos quais 17 mortos, foram registados desde a sua declaração, tendo o último caso sido notado a 27 de outubro em Magta Lahjar, na região de Brakna (sudoeste).

Seis regiões, designadamente Assaba, Brakna, Hodh Chargui, Hodh Gharbi, Tagant e Trarza, estão afetadas pela epidemia e todos estes casos demostram um contacto com animais.

Uma equipa especial multissetorial foi conjuntamente criada pelos Ministérios mauritanos da Saúde e do Desenvolvimento Rural para fazer face a este flagelo, indica a OMS.

A OMS trabalha com seus parceiros, incluindo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), no seio da Equipa Especial, a fim de reforçar a supervisão epidemiológica para a saúde humana e animal, as capacidades para a gestão dos casos nas infraestruturas de cuidados médicos e medidas preventivas em matadouros, bem como sensibilizar fazendeiros.

A Mauritânia já registou uma epidemia de Febre do Valé de Rift em 2010, indica-se.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/IBA/MAR/DD 02nov2012