Surto de Ebola atinge três distritos no Uganda
Kampala, Uganda (PANA) - O Ministério da Saúde do Uganda informou que o surto da doença do vírus Ebola (EVD) no país está a afectar três distritos, uma vez que o primeiro caso foi notificado no distrito de Mubende, onde um homem de 24 anos seria a primeira vítima, a 20 de setembro.
As autoridades disseram que a EVD se espalhou para dois distritos vizinhos: Kyegegwa, onde há três casos, e Kassenda, onde há um caso, informou o jornal New Vision na segunda-feira.
O ministério disse que os números acumulados de Ebola chegaram a 34, dos quais 16 são casos confirmados e 18 casos prováveis.
O jornal cita a Ministra da Saúde, Dra. Jane Ruth Aceng, dizendo que nenhum caso confirmado foi registado em Kampala até agora.
Na sexta-feira, o Ministério da Saúde disse que o número de mortes prováveis era de 11, enquanto as investigações estão em curso para confirmar a causa da morte de outras sete pessoas. O número total de mortes ainda não foi revelado.
Os pacientes contraíram o Ebolavirus Soudan, uma das seis espécies do gênero Ebolavirus, disse o Gabinete Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África em comunicado na semana passada.
O ministério disse que dezenas de contatos foram listados.
No quadro de um esforço acelerado para aumentar a resposta ao surto da doença do vírus Ebola no Uganda, a OMS disse que entregava suprimentos médicos, fornecendo logística e enviando pessoal para ajudar as autoridades nacionais a conter a propagação do vírus.
-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR 27setembro2022