Agência Panafricana de Notícias

Suprimido sistema bancário multi-serviços na Nigéria

Lagos- Nigéria (PANA) -- O Banco Central da Nigéria (CBN) anunciou cessar, nos próximos dias, de emitir licenças multi-serviços no sector bancário nacional, no quadro da reforma em curso deste sector.
O director das Operações Bancárias do CBN, Samuel Oni, anunciou esta decisão no termo duma reunião da Comissão dos Banqueiros ocorrida segunda-feira em Abuja, a capital federal do país.
No quadro deste novo sistema, os operadores deverão pedir e adquirir licenças separadas para cada modelo de serviços bancários, incluindo os serviços comerciais, os de micro-financiamento, hipoteca e de investimento, disse.
Na sua óptica, isto inscreve-se no quadro das reformas em curso para redefinir a estrutura bancária a fim de verificar que os bancos comerciais realizam as suas actividades tradicionais fazendo com que os fundos dos poupadores não sejam ameaçados.
Oni acrescentou que esta nova disposição vai preservar as actividades dos bancos comerciais das pressões das actividades bancárias não comerciais, para lhes permitir concentrarem-se nas suas actividades tradicionais.
O sistema dos bancos universais foi introduzido pelo Banco Central em 1999 e permite aos bancos operarem, em todos os sectores.
O director das Operações Bancárias do CBN não precisou quando o novo sistema entrará em vigor, limitando-se a sublinhar que isto acontencerá nos próximos meses.